Friday, December 5, 2008

Reclamações

Aquando da promessa de criação de 150.000 novos empregos, o caro Eng.º Sócrates (tirado a um Domingo também conta) esqueceu-se de referir que grande parte deles seriam em Angola.
A verdade é que no Huambo já tenho um amigo de longa data, vindo da mesma terrinha, costumávamos surfar juntos as praias de Ovar, Maçeda e Cortegaça (velhos tempos) e quem sabe um dia destes estamos a ripar no Namibe.
Em Benguela encontrei após a minha chegada um madié que estudou comigo na Universidade. Não é um tipo chegado (nem pouco +/-), mas é uma cara familiar.
Em Luanda nunca estou sozinho, com velhos amigos (estes sim chegados) dos tempos em que chamava de casa à cidade do Porto e falam-me que há mais caras conhecidas desses tempos a vaguar pela metrópole. Sei de outras pessoas que andam por Luanda, mas quando lá vou é com o Elton, o Miguel e a Carla que mato saudades de velhos amigos.
Bem, mas se estes são aqueles que fazem o elo de ligação com Portugal de uma forma mais "caseira", há outros que por cá vamos conhecendo. Uns porque trabalham comnosco; outros que acabamos por conhecer por aí; e até aqueles que nos salvam quando a ground force nos perde a mala e ficamos apenas com a roupa que temos no corpo. Todos estes acabam por ser um elo de ligação, uma forma de nos sentirmos parte de um grupo, de não estarmos sós, pois afinal o ser Humano é um animal social e sem o sentimento de pertença, acabamos por ocupar camas no Magalhães Lemos (conheço alguns a precisar).
Mas o que tem isto a ver com reclamações? poderão perguntar os leitores... calma... já lá vamos.
Uma das pessoas que acabei por conhecer aqui pelo Lobito foi o Nuno - O Nuno tem um blog tal como eu (ainda que um pouco melhor, afinal o tipo é Arquitecto e eu um silples Economista que não entende nada de layouts e afins) e já conhecia o blog dele antes de vir para cá (naquelas pesquisas pré-viagem).
Até aqui tudo bem, é um tipo simpático e pessoalmente não tenho razões de queixa. O problema é que o Nuno anda há meses a fazer uma obra mesmo debaixo do meu escritório, fazendo imenso ruído o que tem resultado em níveis de stress incomportáveis para um país como Angola.
Se já estava a pensar pedir uma indeminização por danos irreparáveis no meu sistema nervoso, agora a coisa piorou... ando há mais de uma semana com o ar-condicionado a fazer retorno. Já tive um balde mesmo por baixo para tentar controlar os danos, mas a verdade é que os técnicos vinham, diziam que o problema estava resolvido e passado 1 hora estava pior do que antes.
Hoje descobriu-se o problema - um qualquer iluminado fez uma tubagem de escoamento que passa do 1.º andar para o R/C e parece evidente que a obra do Nuno acabou por tapar a tubagem!
Digam lá se isto não é motivo para apresentar uma reclamação?

2 comments:

Nuno Leal said...

Ora bem, o teu técnico iluminado está errado. Será, talvez, um lampada fundida! :) Ou excesso de stress, quem sabe. É que a minha obra, ou antes, a obra da minha empresa, não tapou canalizações; antes pelo contrário, destapou e desemtupiu todo o sistema que saia na loja e que estava todo ele entupido e a escorrer paredes abaixo ou a sair do chão nas caixas. Podes-me dizer que a tua instalação estava preparada para redes de saneamento que não funcionam. Acredito. Mas parece-me que o teu problema é do técnico. Posso tentar ajudar e arranjar-te um técnico que não sendo iluminado, percebe mais de ar condicionado com um olho fechado que nós os dois juntos com os dois bem abertos, manda-me um mail se quiseres...
Abraço muito preocupado pela difamação que fazes à minha obra, caso para solicitar indeminização!, Nuno

Godinho said...

Sinto-me tentado a aceitar a tua justificação... afinal de contas o técnico que identificou o problema foi o mesmo que afirmou tê-lo resolvido antes.
No entanto, o facto de escrever ao som de berbequins e afins não ajuda e como a culpa não pode morrer solteira... culpo a tua obra (está mesmo à mão para levar com as culpas).
Quanto à indeminização, podemos sempre fazer encontro de contas.
Já agora Nuno, a obra é uma coisa genérica. Culpá-la é um acto de canalização indefenida de culpa.
Agradeço a oferta do técnico, mas o procedimento interno obriga a que se tente pelo menos 100 vezes com o pessoal da casa até utilizar pessoal de fora... é o problema que estamos com ele.