Monday, March 16, 2009

Efeito rotação

Trabalhando eu no sector petrolífero como expatriado em África, gozo daquilo a que se chama de "rotações", i.e., estou 10 semanas em Angola e 3 semanas em casa. É um ciclo rotacional que se repete e nos garante alguma estabilidade emocional.
Ainda de acordo com o padrão desta indústria, gozo de duas componentes salariais - uma no País de origem, em Eur; outra em Angola, em USD.
O efeito rotação é bem simples - sempre que estou em Angola, o Eur desvaloriza face ao USD, fazendo com que a minha poupança local se torne mais gorda na moeda de referência tuga... sempre que estou perto de ir à tuga, o USD começa a desvalorizar tresloucadamente!
Pois é, já começou! O USD tem já 5 dias consecutivos de forte desvalorização e por este andar só pára de desvalorizar depois de eu trocar os meus USD por Eur!

No comments: