Tuesday, August 12, 2008

Joguinhos


Dos 78 representantes de Portugal nos Jogos Olímpicos de Verão, apenas 77 foram para Pequim, após ter sido recusado a Sérgio Paulino que tomasse medicação para a asma de que padece. Fontes "não oficiais" confirmaram que isto se deveu à excelente qualidade do ar em pequim... pelo menos acima do nevoeiro artificial que muitos indevidamente apelidam de poluição.
Assim sendo e tendo em conta que não temos um país propriamente olímpico, seria de esperar que pelo menos a selecção de futebol estivesse representada, uma vez que é o único desporto realmente acarinhado e protegido pelos Portugueses (e governo). Mas não... talvez por isso seja importante termos o Queiroz durante uns anos nas selecções.
Olhando de relance para a delegação Lusa e ignorando possíveis surpresas (que se têm verificado sempre nos últimos anos, salvando o país da vergonha total), antecipa-se um ano vergonhoso para Portugal.
Quem temos nós para as medalhas?
Álvaro Marinho e Miguel Nunes parece que já perderam as hipóteses de chegar às medalhas; João Neto foi há pouco; Telma Monteiro foi uma desilusão; e João Pina não foi melhor.
Assim, sobram para desiludir:
- Naide Gomes
- Susana Feitor (está em grande forma e é uma das minhas reais esperanças)
- Francis Obikwelu
- Nélson Évora (medalhas é difícil)
- Emanuel Silva (há 4 anos era muito jovem... agora é mais lento)
- Vanessa Fernandes
Termos assim tão poucos atletas capazes de chegar a medalhas é por um lado negativo... concordo, mas também tem o seu lado positivo. A verdade é que desta forma, temos muito poucas desilusões pela frente e se alguém fora desta lista ganhar uma medalha será certamente uma agradável surpresa.
Mas numa perspectiva de futuro, a verdade é que o melhor que poderia acontecer era Portugal voltar a casa sem uma única medalha ao peito, para ver se é desta que o nosso Governo acorda do estado autista em que vive e implementa de uma vez por toda um verdadeiro projecto de modalidades nas escolas.
Até lá, vamos contar com mais Sérgios Paulinos para salvar a honra do convento!

No comments: