Tuesday, November 4, 2008

BPN


(dois dos homens mais sexys de Portugal)

Cheguei a casa do Álvaro este Domingo e as palavras surgiram de forma dura e áspera - "O BPN faliu!".
Afinal não foi bem assim... foi um mal entendido, o BPN não faliu, foi Nacionalizado.
Vi o Ministro, bem acompanhado pelo Vitinho, dizerem que afinal agora é que estava tudo bem e fiquei logo descançado. Ufa, que alívio... eu a pensar que uma nacionalização mais de 30 anos depois da última seria uma coisa má e afinal é uma coisa boa... como pude eu andar tão engado?
E é claro que a culpa desta situação não poderia morrer solteira... e não morreu - a culpa é de administrações passadas do BPN! Uma, duas, três, todas?... todas não, que as duas últimas foram um luxo.
Mas afinal parece que o Banco Central de Cabo Verde já tinha avisado qualquer coisita acerca do Banco Insular e ligações ilícitas ao BPN... o regulador falhou?!... mais uma vez a minha mania de fazer juízos precipitados levou-me a cometer erros crassos de avaliação. Pois é... o regulador não falhou, pois esta situação só ocorreu porque houve "pessoas" que fizeram coisas erradas. Fica então claro o papel do regulador - sempre que as pessoas fazem coisas certas, o regulador observa e aplaude, confirmando que tudo está certo... sempre que "pessoas" fazem as coisas mal, o regulador espera sentado e nada diz, pois afinal de contas não é para isso que existe.

No comments: